domingo, 11 de abril de 2010

Bacalhau ao forno

Faz um bom tempo que não haviam postagens heim!
Tudo por causa da falta de tempo de preparar algo merecido de ser colocado aqui. :-)

Sinceramente não sou fã de bacalhau. Eu como, mas se tiver que escolher prefiro outros peixes, como Salmão ou Pintado. Bolinho eu gosto bastante. No passado a Vivi chegou a fazer uns ótimos, mas a mão-de-obra nos fez decidir que este é um dos pratos para se comer fora.
Porém a Páscoa chegou, e meu cunhado, como uma grávida, ficou com vontade do tal do bacalhau. Coisa de cunhado. Quem tem sabe como é.
E foi assim: ele comprou o balcalhau e por conta própria me incubiu de prepará-lo. E eu preparei! :-)
Nunca tinha feito e portanto peguei algumas dicas com outras pessoas, dei uma leve pesquisada na internet, aproveitei umas coisas, dispensei outras e cheguei ao resultado que descrevo a seguir...

A receita:
  • Bacalhau;
  • Batata;
  • Cebola;
  • Alho;
  • Pimentões vermelho e amarelo;
  • Azeitonas portuguesas;
  • Ovos cozidos para decorar (e comer também);
  • Azeite.
Corte o bacalhau em postas do tamanho desejado e para dessalgá-lo deixo em uma vasilha submerso em água na geladeira por 2 dias. Troque a água pelo menos 4 vezes ao dia.
Espalhe azeite em uma forma alta. Forre o fundo da forma com rodelas de cebola, em seguida uma camada de rodelas grossas de batatas e agora disponha as postas do bacalhau.
Espalhe os pimentões cortados em cubos, as azeitonas e os dentes de alho cortados em pedaços grandes, de forma que fiquem entre as postas do bacalhau.
Repita a camada com o restante dos ingredientes.
Regue tudo com bastante azeite, cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por uns 40 minutos (depende da quantidade que estiver fazendo).
Tire o papel alumínio e leve ao forno novamente, agora por aproximadamente 1 hora.
Quando estiver no ponto desejado disponha rodelas de ovo cozido por cima de tudo.
Fica assim:
Sirva acompanhado de arroz branco.
Para uma primeira vez ficou muito bom mesmo. Confesso que eu preferia que tivesse ficado um pouco menos salgado, mas acho que foi porque eu pretendia valorizar o bacalhau e coloquei pouca batata. Também não segui a risca a regra de dessalgue descrita acima. Da próxima vez vou dessalgar mais e compensar melhor os ingredientes.
Isso não interferiu no consumo mais que satisfatório de todos os presentes.

É isso, fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário