quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Pintado na Fulgor

Quarta-feira, não tinha nada pronto ou à preparar em casa, voltando do trabalho passei no mercado para comprar alguns ingredientes e deixei para ter idéias do que fazer lá.
Me deparei com um promoção de peixe Pintado, que estava (dentro das possibilidades paulistana) fresco.
Mandei limpar e cortar em postas e comprei juntamente com alguns complementos.

A receita:
  • 1 Pintado pequeno;
  • 3 batatas médias;
  • 400g de bacon de lombo;
  • 4 dentes de alho;
  • Pimenta do reino;
  • Limão;
  • Sal.
O Pintado veio limpo, sem cabeça e cortado em postas grossas, mas tinha o couro, que eu tirei e desprezei.
Seguindo minha regra de sujar o menos possível, lavei o peixe e já dispus as postas diretamente na forma Fulgor (esta forma tem história que contarei depois), onde temperei com sal, pimenta do reino e limão.
Enquanto pegava o tempero, descasquei as batatas, cortei em pedaços grandes, adicionei um pouco de sal e coloquei na forma entre as postas do peixe.
Os alhos descascados foram cortados em pedaços grosseiros e jogado por cima de tudo na forma.
O bacon de lombo defumado é o toque principal! também sou fã de bacon e este em especial sempre tem em casa. É da marca Kassel e na verdade é um lombo defumado. Não sei porque chamam de bacon no mercado. Geralmente sirvo diretamente como aperitivo acompanhado de geléia de pimenta (depois também dedicarei um post a este lombo defumado, que merece), mas desta vez achei que ficaria legal assá-lo junto ao peixe. Também só cortei em pedaços grandes e distribuí na forma, como mostra a foto abaixo:

Feito isso, fechei a forma e levei ao forno pré-aquecido.
Como esta forma é fechada os alimentos cozinham muito depressa, principalmente peixe, e deixei no forno baixo por uns 30 minutos.
O correto era, na metade do tempo de forno, ter tirado a tampa da forma para que a àgua que os ingredientes soltaram pudesse ter sido evaporada. Confesso que esqueci disso. Mas não foi um problema, pois, devido a praticidade da forma, coloquei ela aberta diretamente na boca do fogão, com chama mínima, por uns 15 minutos e tudo ficou desta forma:

Vocês podem observar que a aparência do "antes" e "depois" não muda muito. Isso teria sido diferente caso eu tivesse tirado a tampa como deveria. Aí ia dourar um pouco no forno e ficar com melhor aspecto.
Mas o resultado foi satisfatório. Ficou realmente muito gostoso. O lombo passou seu ótimo sabor ao peixe, que por sua vez, deixou as batatas ótimas. E o "plus" foi comer os pedaços de alho assado molinhos. Delícia!

É isso, fui!

Um comentário: