quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Spaghetti com Rúcula

Chamo de  "Spaghetti com Rúcula", mas claro que não é só isso. :-)
Este macarrão tem o preparo bem rápido e deve ser servido logo em seguida, para que o queijo seja consumido ainda derretido.
Portanto, se quiser decorar o ambiente e a mesa, abrir um vinho ou preparar algum acompanhamento, sugiro que faça tudo isso antes.
A receita serve duas pessoas. Se quiser mais, é só multiplicar, mas não recomendo ultrapassar o dobro disso, visto o modo de preparo.

A receita:
  • 1 lata de tomates pelados;
  • 1 cebola;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 pedaço de queijo minas frescal;
  • 250g de spaghetti;
  • Meio maço de rúcula;
  • Azeite;
  • Sal.
Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente com um pouco de sal e óleo.
Enquanto isso, pique o alho, corte a cebola em pedaços grandes, corte o queijo em cubos, lave a rúcula (e de preferência seque também, com aquelas centrífugas manuais para folhas) e corte os tomates grosseiramente, dentro da lata mesmo.
Quando o macarrão estiver "al dente", escorra-o e reserve. Eu uso a mesma panela para continuar o preparo, mas faça como preferir.
Coloque o alho para fritar no azeite quente e, antes de começar a dourar, jogue a cebola e também deixe fritar um pouco. Derrame na panela a lata de tomates, coloque um pouco de sal e mexa, somente até esquentar. Coloque o queijo e siga mexendo. Quando ele começar a derreter, devolva na panela o macarrão escorrido e misture-o bem junto ao molho.
Desligue o fogo, jogue a rúcula cortada em pedaços grandes e misture mais um pouco.
Coloque no prato e sirva!
Olha como fica:

Fica pronto em minutos e realmente é muito gostoso.
Uma receita simples, que com criatividade pode se tornar um prato muito chique!
É isso, fui!

2 comentários:

  1. Marquinho, não querendo cair no de costume, já pensou com mussarela de búfala???
    É uma combinação muito gostosa, rúcula e mussarela de búfala...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Claro que pode ser usada a mussarela de búfala, ou até mesmo a de vaca, ou qualquer outro queijo de preferência. Eu mesmo já fiz com outros tipos de queijo, mas prefiro o queijo minas por 3 motivos: 1º) O sabor é mais suave, deixando o destaque aos outros ingredientes. Eu prefiro; 2º) O queijo minas ao esfriar continua macio e as mussarelas vão endurecendo; 3º) Como o queijo é refogado junto ao molho, o minas não gruda no fundo na panela, já a mussarela começa a grudar, esticar, forma pelotas, dá bem mais trabalho no manuseio e ainda deixa a panela uma nhaca! :-)

    ResponderExcluir