terça-feira, 1 de setembro de 2009

Startando

Gosto de cozinhar. Sempre gostei. Na infância, quando ajudava nos afazeres domésticos (por obrigação, óbvio), era na cozinha que me sentia mais à vontade. Inspirado pelo meu pai, que também por gosto, aos finais de semana era literalmente o responsável por "colocar a comida na mesa".
Na adolescência, quando fui morar com minha irmã, inspirado pelo lema "cada um por si", que era seguido devido a rotina corrida paulistana e a busca incessante pelo sucesso profissional, eu me virava na cozinha para a própria sobrevivência. Mais adiante, quando comecei a viajar com os amigos, inspirado pela total falta de intimidade destes amigos com a cozinha, eu que me encarregava de proporcionar a tão requisitada pela mãe de todos "boa alimentação". Agora, casado, as atividades foram divididas assim: Eu cuido da cozinha e minha esposa de outros afazeres gerais. E o "cozinha" aqui abrange tudo. Cozinhar, servir, lavar-louça, limpar e arrumar a dita cuja depois!
O interessante é que isso me fez desenvolver métodos inusitados de cozinhar sujando o mínimo de itens e fazendo o mínimo de bagunça possíveis.
Escolhi o título do blog e deste post em menção as palavras fundidas dos vocabulários norte-americano e brasileiro, muito usadas no ramo da informática como, startando, bootando, deletando, logando e então porque não, COOKINHANDO? Afinal agora estou blogando!
Eu sei que o  sub-título, ou descrição, será contestado principalmente pelos entusiastas da vida moderna (vulgo preguiçosos), que dirão "prá comer pode comprar também", ou "pedir delivery". Em parte eu concordo, pois sempre digo prá minha esposa que tem certas comidas que são para se fazer em casa. Tem que comprar. Exemplo de quitutes e frituras gerais, que são bons mesmo quando feitos em quantidades elevadas ou com as características do local. Também porque moro em um apartamento, com limitações em termos de espaço e equipamentos para o preparo de certos pratos.
Porém, em casa eu gosto mesmo é de fazer, e não de pedir. Somente para nós ou se recebemos visitas, sempre prevalece a opção do preparo da refeição. Se não for assim, prefiro sair e comer no local escolhido.
Ah... e a vermelhinha aí do lado? Vale a pena mencionar! Quem me conhece sabe do meu gosto por ela e suas irmãs de todos tipos e origens. A pimenta é para mim um complemento ao prato. São raras as exceções em que ela não me acompanha. E tem coisas que... só com pimenta mesmo! Mas ela acaba conquistando seu espaço após o preparo da comida, visto que nem todos compartilham do mesmo aprecio que eu. Talvez eu dedique um post a elas, quem sabe até com teor científico.
A idéia aqui, e não regra, será de divulgar algumas de minhas aventuras culinárias, quando merecidas, descrevendo ingredientes, modo de preparo e opinião sobre o resultado esperado e alcançado.
Não sou nenhum profissional e não preparo nada extremamente requintado. É comida do dia-a-dia mesmo, com um toque pessoal, geralmente de confecção prática e rápida.
Minha família e amigos na maioria das vezes gostam muito do que eu preparo, ou mentem (bem) para agradar, e, portanto, espero que todos gostem do blog, ou mintam (bem) nos comentários dos posts! :-)
É isso, fui!

2 comentários:

  1. Oi Marquinho! Parabéns pelo BLOG, adorei a cara do menino.
    Não se esqueça de colocar a receita do antepasto de berinjela, é D+.
    Pode ter certeza, nós daqui adoramos seus quitutes.
    Serei sua fiel seguidora... kkkkk
    Saudades... Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi amor! Até que enfim começou o blog!!! :P
    Você sabe que sou sua maior fã! Sucesso!
    Beijos

    ResponderExcluir